Monday, September 10, 2012

Princípios básicos da Fotografia: controlando a exposição

Muitas vezes eu explico algumas técnicas fotográficas aqui no blog mas sinto que posso estar falando grego para muitas pessoas. Isso porque a fotografia vai muito além de apenas apertar um botão, caso contrário não teria investido quatro anos da minha vida estudando isso na faculdade. Achei portanto, que seria interessante falar um pouco sobre alguns tópicos básicos, para mais adiante podermos avançar o assunto.

Todas as câmeras tem o mesmo design: um compartimento a prova de luz com um furo de um lado, onde a lente é colocada e do outro, um elemento sensível a luz, que pode ser tanto o filme quanto um sensor digital de captura de imagem. Para fotografar com uma exposição correta, é necessário combinar abertura, velocidade e ISO a fim de controlar a intensidade de luz que atinge o filme ou o sensor.

1- Abertura, diafragma e profundidade de campo.


Diafragma

A abertura é controlada pelo diafragma, elemento presente na lente da câmera que varia seu diâmetro permitindo maior ou menor entrada de luz. Comandada pelo f/número (f/1.8, f/2.8, f/4.5, f/5.6, f/8.0...), ela dita a profundidade de campo, isto é, região nítida que se estende à frente e atrás do ponto focalizado. Teoricamente, a profundidade de campo é determinada não só pela abertura da lente, mas também pelo diâmetro do círculo de confusão, distância focal da lente e distância do objeto à lente. Mas na prática funciona assim: quanto maior a abertura (menor o número do f stop), menor a profundidade de campo; e quanto menor a abertura (maior o número do f stop), maior a profundidade de campo.

abertura de lente
diafragma - f stop
Viviane Terci
Foto com pouco profundidade de campo: primeiro plano (modelo) em foco e fundo desfocado - f/2.8

2- Velocidade e obturador


Obturador aberto e fechado

Já a velocidade é controlada pelo obturador, que é um mecanismo que abre e fecha no tempo designado pelo fotógrafo. Ele controla a duração da exposição do filme ou sensor à luz. Assim, conforme a velocidade usada, você pode ou não congelar o movimento do objeto sendo fotografado. 

Marginal Pinheiro em baixa velocidade - f/22 velocidade 10 



























3- ISO

O ISO ou velocidade do filme é o sistema usado para determinar a sensibilidade do filme à luz. Ainda usado na fotografia digital, sua característica é a qualidade da imagem formada. Quanto maior o ISO, maiores os grãos formados na foto ou no caso do digital, mais ruído.

Buzzcocks
Foto tirada com filme ISO 800 - muita granulação

Fotometrando



A maioria das câmera de hoje já vem o um sistema de medição de luz, que te mostra como está sua exposição. Assim, é só colocá-lo no zero combinando esses 3 elementos conforme sua necessidade e intenção. 

Se o marcador estiver abaixo do zero, quer dizer que está faltando luz, portanto você deve ou aumentar a abertura, ou diminuir a velocidade ou aumentar o ISO. Agora se ele estiver acima do zero, você deve fazer o contrário.

No comments: