Monday, January 31, 2011

Construindo um fundo infinito


Natalie Jorge


Eu não aguentava mais usar papel para fazer o fundo infinito das fotos. Assim que eu mudei de estúdio, vi a possibilidade de construir um. Falei com ex-professores e com colegas com o intuito de descobrir a maneira mais simples de fazê-lo. As respostas são sempre as mesmas: ou você faz de alvenaria ou você faz de gesso. O de alvenaria é super complicado de fazer e requer um pedreiro de mão cheia para isso, mas é o mais indicado, pois o de gesso, apesar de mais simples,  é muito frágil.

Mas vai explicar para o pedreiro o que você quer construir. É difícil. Ele não entende. Ele precisa ver um feito para entender direito o que é. E mesmo assim.... Bom, para facilitar eu fiz uma pesquisa na internet para ver se eu achava alguma foto ou alguma explicação de como construir um fundo infinito e acabei achando um post simplesmente LINDO no blog de um fotógrafo chamado Reinaldo Almeida. Lá ele explica e muito bem, como montar um fundo infinito gastando pouco. Perfeito! Eu imprimi e mostrei para o moço que iria construir o fundo para mim e ele nem precisou ver um feito. Ele entendeu na hora.

No blog, Reinaldo Almeida diz para cortar uma placa de aglomerado ou compensado em quadrados de 40X40 cm e depois dividí-los em triângulos. Depois, cortá-los na diagonal com uma leve curvatura:


 O próximo passo é montar a estrutura com os triângulos e uma ripa de madeira, deixando todos alinhados. Com isso feito, agora é só colocar uma chapa de MDF por cima e prendê-la para conseguir a curvatura:



Para o acabamento, deve-se usar massa corrida na junção da estrutura com a parede, a fim de conseguir uma uniformidade com a parede e dar a impressão de que a curva sai desta. Depois disso é só pintar do mesmo branco da parede.

Natalie Jorge

Natalie Jorge

Natalie Jorge

Simples, não? Eu fiz e deu certo. Agora mãos à obra e construa o seu! Boa sorte!

3 comments:

Emerson do Amaral Ferreira de Oliveira said...

Olá, qual tinta vc usou?

Mari Schaeffer said...

Olá! Muito interessante seu post! Ajudou muito! Você saberia me dizer quanto custou pra fazer tudo? Incluindo material e mão de obra?

Muito obrigada,
Marianne
marianne.schaeffer@gmail.com

Jocélia Rocha said...

Boa noite. Estou pensando em fazer o fundo assim tbm. O mdf não empena quando passa massa corrida ou tinta?