Monday, January 31, 2011

Construindo um fundo infinito


Natalie Jorge


Eu não aguentava mais usar papel para fazer o fundo infinito das fotos. Assim que eu mudei de estúdio, vi a possibilidade de construir um. Falei com ex-professores e com colegas com o intuito de descobrir a maneira mais simples de fazê-lo. As respostas são sempre as mesmas: ou você faz de alvenaria ou você faz de gesso. O de alvenaria é super complicado de fazer e requer um pedreiro de mão cheia para isso, mas é o mais indicado, pois o de gesso, apesar de mais simples,  é muito frágil.

Mas vai explicar para o pedreiro o que você quer construir. É difícil. Ele não entende. Ele precisa ver um feito para entender direito o que é. E mesmo assim.... Bom, para facilitar eu fiz uma pesquisa na internet para ver se eu achava alguma foto ou alguma explicação de como construir um fundo infinito e acabei achando um post simplesmente LINDO no blog de um fotógrafo chamado Reinaldo Almeida. Lá ele explica e muito bem, como montar um fundo infinito gastando pouco. Perfeito! Eu imprimi e mostrei para o moço que iria construir o fundo para mim e ele nem precisou ver um feito. Ele entendeu na hora.

No blog, Reinaldo Almeida diz para cortar uma placa de aglomerado ou compensado em quadrados de 40X40 cm e depois dividí-los em triângulos. Depois, cortá-los na diagonal com uma leve curvatura:


 O próximo passo é montar a estrutura com os triângulos e uma ripa de madeira, deixando todos alinhados. Com isso feito, agora é só colocar uma chapa de MDF por cima e prendê-la para conseguir a curvatura:



Para o acabamento, deve-se usar massa corrida na junção da estrutura com a parede, a fim de conseguir uma uniformidade com a parede e dar a impressão de que a curva sai desta. Depois disso é só pintar do mesmo branco da parede.

Natalie Jorge

Natalie Jorge

Natalie Jorge

Simples, não? Eu fiz e deu certo. Agora mãos à obra e construa o seu! Boa sorte!

3 comments:

Unknown said...

Olá, qual tinta vc usou?

Mari Schaeffer said...

Olá! Muito interessante seu post! Ajudou muito! Você saberia me dizer quanto custou pra fazer tudo? Incluindo material e mão de obra?

Muito obrigada,
Marianne
marianne.schaeffer@gmail.com

Unknown said...

Boa noite. Estou pensando em fazer o fundo assim tbm. O mdf não empena quando passa massa corrida ou tinta?