Thursday, August 30, 2012

Técnicas de Light Painting

Fotografia nada mais é do que o desenho que a luz cria ao sensibilizar o filme, o papel ou nos dias de hoje o CCD da câmera. Com isso em mente não demorou muito para perceberem que era possível desenhar, escrever ou iluminar seletivamente o que desejamos com o auxílio de uma fonte pontual de luz em nossas mãos. Foi em razão de alguns experimentos científicos que em 1889, Georges Demeny criou a primeira foto de light painting ao acoplar lâmpadas às articulações de um assistente para estudar os movimentos fisiológicos. Após isso, em 1914, Frank Gilbreth utilizou-se da mesma técnica para um estudo de simplificação do trabalho manual e de escritório. O Light Painting somente foi utilizado artisticamente pela primeira vez por Man Ray em 1935 com a sua obra entitulada "Space Writing" criando diversos auto-retratos.


Georges Demeny


Frank Gilbreth - "work simplification study"


Man Ray - Space Writing


Para fazer uma foto com light painting você vai precisar de um tripé, uma lanterna e uma câmera que tenha a função "bulb". Se você tem uma câmera manual e nunca soube o que significava a letrinha B em suas funções, agora sabe! Ela serve para manter o obturador aberto permitindo a entrada de luz constante. Por isso, você precisa estar em um ambiente totalmente ou quase sem luz para isso dar certo. Escolha a locação, o assunto a ser fotografado, coloque sua câmera em cima do tripé e acerte-a na função bulb. O certo é você ter um fotômetro para medir a quantidade de luz que a sua lanterna emite, com isso você saberá quanto tempo precisa deixar o obturador aberto para uma exposição adequada enquanto pinta a cena. Mas, se você não tem um, pode ir na base da tentativa e erro (um salve ao digital!). Prepare-se para deixar o obturador aberto por 30 segundos ou mais, tudo depende da intensidade de luz da lanterna e da combinação de ISO e abertura de diafragma que você estará utilizando. Lembre-se que quanto maior o ISO maior a quantidade de ruído e quanto maior a abertura, isto é menor o número, menos profundidade de campo você terá.


Use a sua imaginação! Você pode começar "pintando"  objetos como frutas ou garrafas, criando quadros lindos de natureza morta. Depois você pode experimentar com pessoas. Essa segunda fase já é mais complicada pois o modelo precisa ficar o mais imóvel possível enquanto você o ilumina com a luz da lanterna pelos 30 ou 60 segundos de exposição para que ele não fique tão borrado. É possível também você jogar uma luz mais forte que congele o movimento da pessoa por uma fração de segundos e pintar o cenário com a lanterna ou até mesmo criar desenhos ou palavras ao seu redor. Outra idéia é usar o light painting para fotografar cenários inteiros, iluminando o chão, a árvore, a casa e assim por diante.



Natalie Jorge Fotografia

Como você pode ver as possibilidades são infinitas! Pegue uma lanterna e divirta-se! 

No comments: