Wednesday, August 29, 2012

Fotografando shows de Rock

Começar a minha carreira fotografando shows de rock foi uma experiência incrível, me deu uma boa base de conhecimento e prática além de ter sido muito divertida! Se inserir no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil e esse nicho caiu como uma luva para mim. Junto com as fotos das bandas tocando ao vivo vieram os ensaios em estúdio ou em locação externa dos integrantes para divulgação em sites e capas dos CDs. 

Tilt


Adoro trabalhar com músicos. São pessoas felizes, que fazem o que gostam, têm personalidade de sobra e tudo isso brilha na hora do click, seja em estúdio ou em cima do palco. Mas fotografar um espetáculo não é tarefa fácil. Portanto, se você está pensando em se aventurar nesta divertida tarefa, eu preparei algumas dicas para você:

1- Conheça os limites do seu equipamento

Meus primeiros cliques foram na mais famosa casa de shows underground de São Paulo, no CBGB paulistano podemos dizer, o Hangar 110. O espaço é muito legal, bem melhor que o do CBGB diga-se de passagem, mas não é tão iluminado como os grandes shows. Eu costumava sempre escolher um filme de ISO 800 e puxar ele para 1600, o que causava um aumento no contraste e grão. Quando era preto e branco eu puxava até 3200, pois o ruído causado não era tão crítico quanto no cor. Mas, como hoje em dia ninguém mais usa película, vamos falar em digital. 

Você vai acabar usando o equipamento nos seus limites. Tudo depende da quantidade de luz que você tem no local, mas você vai ter que colocar o ISO no mínimo em 800. Uma lente clara de f/2.8 ou maior é muito bem vinda. Tome cuidado ao usar grandes aberturas de diafragma pois com isso você perde profundidade de campo, isto é, seu foco deve ser bem preciso, pois dependendo da distância que você se encontra do que está fotografando todo resto estará fora de foco. 

Você também se sentirá tentado a usar baixas velocidades. Isso depende muito do efeito que você quer dar, pois ao usar velocidades menores de 60 você acaba tendo borrões ao invés de pessoas. 

2- Uso do Flash 

No Hangar 110 eu usava flash, mas em muitas casas o uso deste é proibido pois distrai os atores, dançarinos, músicos, etc... Veja se é permitido usá-lo. 

O flash facilita bastante mas é preciso saber como usá-lo sem estourar o primeiro plano da foto e perder todo resto do enquadramento. Eu gostava de usar baixa velocidade, 20 ou 25, e jogava o flash no mínimo, o que congelava o movimento mas ainda permitia a entrada de luz natural do lugar. O mesmo acontece ao usar uma grande abertura de diafragma.

Buzzcocks


3- Conheça o que você irá fotografar

É interessante você fazer uma pesquisa e ver como é a performance da banda ao vivo antes de fotografá-la para conseguir capturar os melhores momentos. 

Blind Pigs


4- Enquadramentos

Você precisará registrar a banda inteira e ter pelo menos uma foto boa de cada integrante. Movimente-se e veja qual o melhor ângulo para clicar cada um deles. Concentre-se em um músico de cada vez, assim você não fica louco tentando fotografar tudo ao mesmo tempo e consegue melhores resultados.

Tilt


Divirta-se! Esse é o segredo para conseguir os melhores cliques!


No comments: