Wednesday, February 16, 2011

Quanto custa um fotógrafo?

Os donos do restaurante aqui do lado do estúdio têm uma empresa de baristas, onde eles levam todo o serviço de bar para o lugar e evento que desejar. Vieram então me perguntar se eu estava interessada em ir fotografar o serviço deles de bar em um casamento. Como eu não faço evento, dei meu telefone e falei que ela podia me ligar para eu indicar algum colega para o trabalho. Ela não me ligou e o evento foi ontem.

Hoje na hora do almoço perguntei como tinha sido o evento, se ela tinha conseguido um fotógrafo, já que não tinha me ligado. Ela disse que foi a maior confusão, que eles contrataram uma menina novinha, de uns 20 anos, conhecida do dono da empresa para fotografar o bar. O problema foi que o casamento era de um músico famoso e na cerimônia e na festa estavam várias celebridades. Parece que a menina começou a fotografar todo mundo. Ela ia nas mesas e fotografava todos os famosos, pedia para as pessoas juntarem para tirar foto e etc, enquanto o trabalho dela era fotografar o bar e as pessoas que estavam no bar somente. A confusão maior foi que a revista Caras estava cobrindo o casamento com exclusividade e implicou com a menina, que não tinha permissão para fotografar a festa. Queriam que ela apagasse as fotos que ela tirou, mas segundo a "fotógrafa", ela não queria apagar porque ia acabar a bateria!!! rss...  (Como assim??? A bateira da minha câmera dura horrores, sem contar que eu sempre levo no mínimo uma bateria reserva!).

Eu achei a história muito estranha e perguntei quanto eles tinham pagado à ela. Se eu pedisse para vocês chutarem vocês nunca chegariam nem perto do valor: R$125,00. Isso mesmo! Não está faltando nem um zero! Cento e vinte e cinco reais!!! rss. Está explicado! Quem cobra 125,00 para cobrir um evento?? Quem tem CORAGEM de cobrar 125,00? Melhor fazer de graça! 125,00 É menos que meus custos, não cobre nem a depreciação do meu equipamento! Ô gente! Fala sério!! O que é isso?? Tudo bem que a moça é novinha e não deve saber como gerenciar uma carreira de fotógrafa, mas faça-me o favor, né?!

É por isso que não dá mais! A lei de regulamentação da profissão de fotógrafo tem que sair urgente! Muitas pessoas estão se dando muito mal ao contratar serviços fotográficos. Eles não entendem e acham que fotografia é que nem pesquisar preço de uma geladeira ou de farinha de trigo ou de um instrumento musical. Quanto mais barato mais vantagem estão levando. Mas fotografia não é um produto que passa pelo Inmetro ou por algum órgão de inspeção pública ou um produto que você pode experimentar e ver se você gosta e que você não tem muito ou nenhum contato com o fabricante. Fotografia é muito mais complicado que isso. É um serviço que resulta em um produto, que depende muito da habilidade, profissionalismo e visão do "fabricante", que na verdade é o autor do trabalho, que possui direitos autorais sobre a obra. Veja bem minha gente. Fotografia é um trabalho autoral, é arte. Não é commodity! E agora me digam como vocês querem pagar míseros cento e vinte e cinco reais por isso? Pior! Como alguém tem coragem de cobrar cento e vinte e cinco reais pelo trabalho?

São histórias como estas que me deixam triste pelo mercado fotográfico brasileiro, triste pelos clientes que não tem noção nenhuma ao contratar um fotógrafo e triste pela depreciação da minha profissão. Isso não acontece somente com jobs de eventos não! Isso acontece em todos os segmentos, fotografia publicitária, moda, espetáculos...

Eu não preciso nem dizer que os cliente ficaram loucos com a "fotógrafa" e super insatisfeitos com o trabalho dela....

1 comment:

Diego said...

Fotógrafa de "modo auto" hahaha