Monday, October 15, 2012

Como criar boas composições e enquadramentos fotográficos

Eu sei que Fotografia significa "desenhar com a luz" e exatamente por isso a tão aclamada "LUZ" é a parte mais importante desta forma de Arte. Com certeza, sem iluminação não temos imagem, mas na minha humilde opinião, considero a composição da imagem a alma da fotografia e nela incluímos a luz e a sombra. Porque na verdade não basta ter luz, é preciso saber enquadrar.

É neste ponto que vou pedir ajuda ao grande mestre Henri Cartier-Bresson para me ajudar neste tema. Não vou dizer o quanto sua contribuição foi importante, vou apenas mencionar que a composição de imagem que ele fazia era simplesmente perfeita. E por que não se basear em grandes referências como ele?

Com Cartier-Bresson eu aprendi que além do "assunto/objeto" principal da foto, o contexto também é importante. Digamos que ele coloca os pingos nos "is". Por exemplo, o que seria desta foto abaixo,

Henri Matisse
Henri Matisse em sua casa por Cartier-Bresson
 Se a composição ou o enquadramento fosse outro? Imagina se ele fizesse esse enquadramento:


Não teria nem de perto a mesma importância ou seria tão belo quanto o original. E se esse outro retrato 

Jean-Paul Sartre
Jean-Paul Sartre por Cartier-Bresson
tivesse sido feito assim:


Ou esse da Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir
Simone de Beauvoir por Cartier-Bresson

fosse assim:



Toda a poética da foto seria perdida. 

Por isso, o equipamento mais importante de um fotógrafo é seu próprio olho, quero dizer, seu olhar, sua capacidade de enxergar as coisas e o potencial de se criar uma foto. De nada adianta ter a melhor câmera do mercado com a lente de mais alta qualidade se a pessoa que está clicando não vê.

Ao compor uma imagem, você tem que decidir qual é a melhor maneira de posicionar os elementos, o que enquadrar e o que deixar de fora, qual o ângulo mais harmonioso e como mostrar e expôr o assunto da foto em relação ao seu contexto. Assim como um pintor precisa trabalhar com os limites de seu canvas, o fotógrafo usa o visor da câmera como seu "espaço criativo" para fazer uma boa composição.

O ângulo usado para fotografar determina a relação entre todos os objetos enquadrados e seus arredores. Procure pontos de vista que simplifique a foto se posicionando de forma que exclua detalhes irrelevantes ou encontrando formas alternativas e diferentes de apresentar o assunto. Enquanto olha pelo visor, tente agachar, subir em alguma plataforma ou simplesmente mover-se para os lados tentando mostrar os objetos de maneiras diferentes.

Dependendo do que você for fotografar, vale a pena andar ao redor dele, pois não só a luz irá mudar conforme você se move, mas como terá uma grande diferença na composição, pois a paisagem do fundo e do primeiro plano será diferente. Um fundo poluído e que tira o "foco" do modelo a ser clicado, pode ser removido simplesmente dando alguns passos para o lado.

A perspectiva e a profundidade de campo são elementos muito ricos em uma composição, pois eles dão a impressão de que se está olhando para uma cena em três dimensões. Há diferentes maneiras de criar esse efeito. Você pode colocar um objeto atrás do outro criando diversos planos, usar e abusar de perspectivas lineares e pontos de fuga, adicionar o efeito das cores ficarem mais claras e apagadas a medida que vão se distanciando da câmera ou usar um abertura grande na lente e deixar o fundo desfocado. Ao trabalhar pontos de fuga, pode-se dramatizá-los usando uma lente grande angular, que "afasta os planos" e cria a ilusão de que o corredor é mais comprido do que realmente é. 

Um mestre em dramatizar suas imagens usando esse tipo de enquadramento é o cineasta Stanley Kubrick. Veja o video abaixo e comprove que todos os filmes dele são compostos da mesma forma dramática, inteligente e harmoniosa:



Ao falar em enquadramento é necessário mencionar a regra dos terços, que divide a foto em três parte iguais horizontais e outras três verticais. Ela dita que você deve posicionar o objeto ou modelo nos terços laterais superiores ou inferiores da foto. Pode-se aplicar a mesma regra para cores e formas. Duas cores fortes ou formas dominantes competirão pela atenção de quem está vendo, mas se colocadas de forma que conversem uma com as outras, elas podem formar uma composição harmoniosa.

O ideal é gastar um tempo estudando e compondo a imagem no visor da câmera, posicionando os elementos de forma a atingir o efeito desejado. Portanto, decida primeiro quais são os elementos mais importantes, escolha um ângulo e a distância focal. O enquadramento é tudo, é como você contextualiza a história.

Além de Stanley Kubrick, sugiro que vocês assistam o filme Moonrise Kingdom do cineasta Wes Anderson que também é uma aula de composição.



1 comment:

Anonymous said...

Gostei muito do post! As referências foram muito bem escolhidas. Parabens pelo Blog :)