Monday, September 3, 2012

Qual câmera comprar e onde?

Quando começei a me interessar por fotografia eu estava cursando a faculdade de cinema na FAAP. Fiquei encantada com todo o processo fotográfico e logo fui à Rua Conselheiro Crispiniano comprar a minha primeira câmera com funções manuais, uma Pentax K1000. Não que não houvessem diferenças entre uma Nikon F3 e uma Pentax K1000, mas naquela época a escolha por uma câmera era muito mais simples por não haver o fator CCD. A qualidade do resultado final era muito mais determinada pelo conhecimento técnico do profissional apertando o botão e pela qualidade da lente do que pela tecnologia do equipamento. Sem contar, que antigamente você comprava uma câmera e ela durava anos a fio. Hoje, a cada 2 anos você está desatualizado. 

Pentax K1000

Nikon F3

Se você está começando a estudar fotografia, você vai precisar de uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex), isto é, uma câmera reflex de uma objetiva. Este tipo de câmera possui um espelho interno que permite que o fotográfo enxergue exatamente o que vai fotografar, levando em conta a distância focal da objetiva, o uso de filtros de correção, polarizadores, filtros close-up, dentre outros acessórios. Em um próximo post eu explico melhor todo o funcionamento de uma câmera, por hora vamos no ater à escolha de compra.

Quando as pessoas me perguntam qual câmera devem comprar eu acabo sempre respondendo a mesma coisa: se você pensa em levar a fotografia a sério, invista em uma Canon ou uma Nikon! Ambas são excelentes. A Canon tem um censor de imagem um pouco melhor que a Nikon, mas você não conseguirá notar isso até usar um ISO alto. A Nikon tem uma tela e um sistema de medição de luz melhor. Mas pense muito bem antes de fazer a sua escolha de marca, pois as lentes e acessórios duram muito mais tempo que o corpo da câmera, o qual tem que estar sempre atualizado com os novos lançamentos. Por isso, você acaba convivendo com essa decisão por muitos anos. No final eu acabo sempre indicando a Canon Rebel T3 ou a Nikon D3100. Elas têm tudo que um estudante precisa. Não se preocupe muito com a quantidade de megapixels, a maioria das câmeras digitais vêm com 10MPs ou mais e isso é o suficiente.

Nikon D3100

Canon Rebel T3


A minha última dica é não economizar nas objetivas. Se você estiver entre comprar um corpo caro e uma lente barata ou uma lente cara e um corpo barato, prefira a segunda opção. As objetivas duram muito. Eu ainda uso as que eu comprei há quase 10 anos atrás, sendo que eu já troquei de câmera umas 4 vezes. Elas são um dos pontos mais importantes e que fazem a maior diferença no resultado da imagem.

Para comprar equipamento fotográfico aqui em São Paulo você pode se aventurar pelas ruas do centro da cidade, mais especificamente na Rua Conselheiro Crispiniano e Sete de Abril ou comprar on line. Eu já usei o site da Angel e achei bem satisfatório. Outro site muito legal, onde tem absolutamente TUDO é a BH Photo Video, que provavelmente é a maior loja de equipamento fotográfico. Eles costumam entregar no Brasil também, mas o pedido acaba demorando um pouco para ser ser liberado pela nossa alfândega.

Boa sorte!

No comments: