Wednesday, September 5, 2012

Conselhos para fotógrafos iniciantes


1- A melhor câmera é aquela que você tem em suas mãos.

É claro que a gente sempre quer ter o último modelo do mercado. Aquela com um milhão de megapixels, 50 pontos de foco, ISO 10.000, etc etc etc. Mas no final o mais importante para a sua evolução é fotografar, aplicar todo o conhecimento que você adquiriu para conseguir extrair o melhor do equipamento que você tem. 

Eu, particularmente e, acredito que a maioria dos fotógrafos, não carregam suas câmeras de trabalho consigo o tempo inteiro. Primeiro porque elas são um trambolho, pesadas, ocupam muito espaço e chamam atenção. Normalmente eu carrego comigo uma câmera compacta, que para falar a verdade me deixa frustrada e um iPhone, que me deixa mais frustrada ainda! rss. Isso porque estou acostumada a poder controlar absolutamente tudo, exposição, profundidade de campo, velocidade e a ter uma qualidade alta nas minhas fotos e, nada disso acontece ao usar esses outros equipamentos. Mas isso não quer dizer que você não possa treinar seu olhar com eles, e até ter resultados bem satisfatórios. 

Em minha primeira visita à Nova Iorque eu esqueci de levar minha câmera. Isso mesmo. Eu, fotógrafa, esqueci minha câmera em casa. Piadas à parte, eu comprei um monte de câmeras descartáveis ao chegar lá. Incorporei essa nova linguagem e até obtive resultados bem interessantes. E apesar da minha relutância quanto à qualidade dos trabalhos feitos com métodos alternativos, tem gente por aí que fez editorial de moda com a câmera do iPhone... Só não vale fazer portfólio pelo Instagram, por favor!

Natalie Jorge Fotografia
Nova Iorque 2005 - Vista do topo de Empire State Building tirada com uma câmera descartável

2- Se você quer ser um bom fotógrafo, acorde fotografia, jante fotografia, respire fotografia.

A palavra é produzir, pois da prática vem a perfeição. Você pode até ser um gênio nato da fotografia e sem muito esforço conseguir um ótimo resultado, mas eu garanto que em 99% dos casos não é isso que acontece. Para ser um bom fotógrafo você tem que ralar muito, fotografar muito, pesquisar muito, carregar o peso do equipamento, caminhar bastante, ficar horas no computador editando imagem, além do trabalho burocrático. Mas o mais importante é fotografar sempre! Criar projetos pessoais, experimentar técnicas, estudar e pesquisar referências. Quanto mais você criar, melhor você ficará e maiores serão suas chances de realizar um trabalho incrível.

Mãos à obra!

No comments: