Thursday, September 20, 2012

Como tirar fotos com melhor qualidade


São muitos fatores que podem comprometer a qualidade da foto e eu vou lhe contar agora o que você pode fazer para conseguir imagens mais nítidas. 

1- ISO

O ISO é a o sistema usado para determinar a sensibilidade do filme à luz. Hoje, não usamos mais película, mas ele ainda continua valendo. Se a cena a ser fotografada está bem iluminada, pode-se usar um ISO baixo (50, 100) resultando em fotos de altíssima qualidade. Mas, conforme a quantidade de luz for caindo, torna-se necessário subir o ISO para 200, 400, 800 ou até mais para conseguirmos capturar alguma coisa. O problema é quanto mais aumentamos o ISO, mais ruído ele causa na imagem, comprometendo a qualidade desta. Portanto tente ao máximo não aumentar o ISO.

Na imagem abaixo, eu usei ISO 1600 para conseguir uma boa exposição, o que resultou em muito ruído:




É possível reduzir ou até sumir com ele usando o Camera Raw no menu details - noise reduction. Ele funciona muito bem. Abaixo vocês podem ver o resultado após o tratamento.



2- Tripé

A quantidade de luz é sempre um problema. Às vezes eu saio para fotografar em baixo de um sol forte, mas eu quero o máximo de profundidade de campo possível e acabo tendo que baixar muito a velocidade. Para esses momentos é sempre bom ter um tripé. É muito difícil você conseguir segurar a câmera na mão sem tremer com velocidades abaixo de 30. Isso acontece bastante quando estou fotografando arquitetura, onde preciso que absolutamente tudo esteja em foco. Portanto acabo sempre colocando a câmera em cima do tripé (mesmo para poder alinhar melhor o enquadramento), ajustando a abertura para 22 e a velocidade para o quanto for necessário.

O tripé faz muita diferença sim! Existem milhares de modelos de pés e de cabeças de tripé e acaba sendo um pouco confuso escolher um deles. Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu equipamento. Você deve saber o quanto pesa a sua câmera e a sua lente mais pesada juntas, pois se você comprar uma cabeça com capacidade menor, ela não vai sustentar. Você vai colocar na posição mas ela não vai manter. Tenha em mente também que pode ser que em um futuro próximo você invista em uma lente maior e mais pesada, o que deve ser considerado pois os tripés duram muito. Existem vários sistemas diferentes de rotação da cabeça. Para quem faz fotografia de espetáculo ou de esportes, é interessante investir em um que seja rápido. Dois sistemas bons são de bola (ball head) e o de joystick (pistol grip head). Este último você aperta e ele move para qualquer lado em qualquer inclinação. 

Além do fator peso, existe o fator deslocamento. Na hora de escolher as pernas, prefira pernas fortes, com estabilidade e praticidade. O problema é que quanto mais forte, mais pesado é o tripé. Por isso que você precisa saber em quais ocasiões você irá usá-lo. Se for somente para estúdio isso não deve ser uma preocupação, mas caso você faça muita foto externa, você precisa ver o quanto você está disposto a carregar nas costas. Leve também em consideração o sistema de abertura e fechamento das pernas do tripé. Ele precisa ser prático e firme. 

Um acessório muito útil que já vem em alguns tripés, mas não em todos, é o nivelador (bubble level) que mostra se o tripé está reto. Ele é muito útil para poder alinhar o enquadramento em fotos de arquitetura e paisagem.

Quando vou comprar equipamento, uma das coisas que eu me preocupo é a marca, pois sei que vou estar investindo em algo bom e duradouro. Quando penso em tripés eu sempre considero a marca Manfrotto, que é a preferida dos fotógrafos.

3- Lente

Você não deve economizar nas suas objetivas. Elas duram muito. Eu tenho lentes há 10 anos que estão em ótimo estado apesar de já ter trocado de câmera umas 5 vezes neste meio tempo. Além disso elas interferem muito na qualidade da imagem. Portanto é aqui que você deve investir pesado. Procure sempre as lentes mais claras, isto é, com aberturas maiores (2.8 para baixo) e que não sejam daquelas de "plástico". Se você tem equipamento Canon, concentre-se na serie L.

No comments: