Wednesday, August 10, 2011

Que saudades da época do filme...

Semana passada fui no laboratório dar saída digital em umas fotos que eu fiz em filme e me deu uma saudade imensa dessa época. Tudo era muito mais organizado. Eu tenho várias pastas com print files cheios de filmes revelados, todos numerados e devidamente legendado (assunto, data, qual o filme, tipo de revelação, etc). Em muitos eu ainda tenho os contatos, onde posso facilmente visualizar as fotos. Eu só digo uma coisa: foi BEM mais fácil achar a foto que eu precisava deste jeito do que procurar nos meus milhares de back ups que eu tenho dos meus arquivos digitais. Antes, era só procurar a foto e levar no laboratório para dar saída digital ou ampliar. AH! Ampliar! Saudosas horas que eu passava nos laboratórios. Mil vezes ficar no laboratório escuro a ficar com a cara na tela do computador tratando imagem.... Naquela época não precisávamos pós-produzir a foto. Fazíamos sim uma bela pré-produção. 

Saudades da época que você comprava apenas uma câmera e ela durava anos a fio. Hoje você compra uma a cada 2 ou 3 anos. A tecnologia te engole e sinto-me sempre tentando não afundar. É muito custoso acompanhar todos esses avanços... O digital baixou os custos e agilizou o processo, mas até quanto isso melhorou a vida de nós fotógrafos? Eu tenho minhas sérias dúvidas. 

A verdade é que a fotografia digital quebrou o mercado. Depois que ela apareceu tudo ficou APARENTEMENTE fácil. Muitos aspirantes a fotógrafos começaram a comprar câmeras digitais e a exercer a profissão de maneira porca. Eu li um texto incrível no Tumblr "Shit Photojournalists Like" que retratou exatamente o que eu e acho que todos os fotógrafos atuais sentem. Traduzindo um trecho: "Você comprou $4550 em equipamento e não tem idéia de como usá-lo. Provavelmente um corpo de câmera de $4500 com uma lente de $50 (rss). Você fotografa em RAW sem ter idéia nenhuma do porque está fazendo isso ou de como processá-la. Você tira 300 fotos de noivado horrorosas onde o casal parece estar encenando, estranho e de saco cheio. Você coloca watermark em todas as fotos. TODAS. (...) E depois vem pedir a nossa opinião. Nós acenamos que sim com a cabeça, sorrimos, e até dizemos que está legal para você calar a boca e nos deixar em paz. (...) Não só você tira fotos ruins como nos faz vê-las enquanto você acabam com a nossa indústria e pedem nosso consentimento." Pronto! Falou TUDO que eu queria falar. Você pode ver, hoje todo mundo tem uma câmera DSLR, todo mundo é fotógrafo. Como li no Twitter do @FotografoCuzao (recomendo! rss): "Cara, vc vai deixar a luz desse jeito mesmo?" / "Vou, foda-se, depois eu arrumo no photoshop". Infelizmente o mercado fotográfico virou isso: photoshopagem de fotografias de má qualidade num mundo onde os clientes não sabem se as fotos são boas ou ruins.

Eu vejo fotógrafos que estavam sólidos no mercado quebrarem, colegas indo morar fora do Brasil para melhores condições de trabalho (o que sinceramente não sei se vai ajudar muito já que isso está acontecendo no mundo inteiro). Então eu digo: EU TENHO MUITA SAUDADES DO FILME!

Siga-me no Twitter.

No comments: