Quando o fotógrafo não está fotografando provavelmente ele está tratando imagens, lidando com tarefas financeiras e administrativas ou ele está prospectando clientes. É uma tarefa bem chata, mas essencial. O que eu pude perceber até agora é que existem dois tipo de clientes: o simpático, que eu chamo de "tipo 1" - ele é fácil de achar e está sempre com as portas abertas. Já o "tipo 2" acha que tem o rei na barriga e se considera muito importante para atender o seu telefonema.
No primeiro caso, é necessário apenas UMA ligação, e você é super bem atendido e já é encaminhado para uma reunião ou para enviar um e-mail com seu portfólio e contatos para uma primeira avaliação. Mas se você ligar a primeira vez e não conseguir falar, desconfie. Este provavelmente é uma cliente tipo 2. Você pode ligar, ligar, ligar e ligar e ele NUNCA estará disponível para falar 1 minuto com você. As desculpas são sempre as mesmas: "estamos em fechamento", "essa semana está muito corrida", "ela não está na mesa". OW! Fala sério! Essa pessoa trabalha? Porque ela NUNCA está na mesa! O interessante é que antes de dizer se a pessoa está ou não eles perguntam que é... rss. Da próxima vez eu vou falar que é a mãe da pessoa para ver se ela está mesmo na mesa ou não! Ah! E outro ponto muito importante é que esta revista está SEMPRE em fechamento... E não é cliente top não! Os clientes top me tratam com maior respeito. Talvez por isso eles estejam um patamar acima? (momento de reflexão)
Por isso eu estou tomando uma decisão: ter sempre a humildade em primeiro lugar. Ser simpático com as pessoas não mata! Muito pelo contrário, faz tanto bem para o próximo como para nós mesmos. "Dás e receberás" ou mais popularmente "você colhe o que você planta". Seremos então humildes e simpáticos para com nossos semelhantes e quem sabe assim poderemos construir um mundo melhor...
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