Pros perdidos eu respondo: "Sim! Existe faculdade de fotografia. Ela tem a duração de 4 anos. É uma bacharelado!" Depois disso vem a perguntinha: "Nossa! Mas 4 anos para aprender a apertar um botão?". Pois é! Eu já ouvi isso e muito mais... Semana passada mesmo eu ouvi de um potencial cliente (potencial porque depois disso eu recusei o job), que "fotografar qualquer um fotografa". Os leigos podem achar que fotografar é muito fácil, mas quem é do ramo sabe que não é bem assim. Fotografar bem é a dedicação de uma vida. Demora-se muito para criar uma estética, um olhar, colocar um pouco de você em apenas 1 frame. Fotografia é arte, é poética e pode ser, dizer, te comover muito mais se você souber se expressar em 1 frame. Não é só saber iluminar, é saber criar a dramaticidade certa com a luz. Não é só colocar os objetos/pessoas de uma maneira aleatória no quadrante, é dispor o assunto na posição certa, fazendo o olhar caminhar para a direção desejada. E, por mais que a prática ensine muito, acho que a teoria é muito importante na construção desse olhar, ela te ajuda a entender o porque e o como.
Eu me formei em 2004 e de lá para cá muita coisa mudou no Senac. Sei que a grade curricular e os professores mudaram. Na minha época aprendemos história da arte, história da fotografia, semiótica e muitas matérias essenciais para a formação de um fotógrafo. Eu gostei muito do curso. Aprendi, experimentei e cresci muito. Quanto à parte criativa, artística e fotográfica, só senti falta de uma disciplina de fotografia de culinária, pois fotografar comida é muito diferente de fotografar um objeto. Além disso, o que eu senti mais falta foi de uma orientação maior quanto ao mercado em si. Todo fotógrafo no Brasil acaba sendo um empresário e, por constituírem empresas pequenas, acabam tendo que exercer todas as funções de uma empresa, desde administração até marketing e financeiro, o que pode ser muito dolorido no início. Não sei se é oportuno adicionar alguma disciplina de admininstração para dar uma noção geral do assunto, mas se a faculdade quer preparar o profissional para o mercado, acho isso um ponto fundamental a ser abordado, considerando que faz parte das nossas atividades. De resto acho que vale muito a pena investir na faculdade. Não sei como está agora, mas trabalhar com filme, revelação, ampliação, era tudo muito gostoso. Era possível sentir a fotografia, aprender todos os seus processos, o que dá e o que não dá para ser feito, além de te situar no mundo fotográfico.
Siga-me no twitter.
2 comments:
Natalie, gostei muito do seu post. Faço Bacharelado no Senac, e até o hoje o comentário sobre a inutilidade da graduação sobre fotografia ainda persiste. Quem sabe precisaremos de mais 7 anos pra que talvez essa idéia de que fotografar é simples mude. As matérias da grade curricular agora tem base no equipamento digital, mas ainda não temos disciplinas sobre como se portar no mercado, e também sinto falta disso. Mesmo assim, creio que o bacharelado faça toda a diferença na minha carreira. Você tem muito talento e admiro seu trabalho, parabéns.
Oi Paula! Obrigada pelo comentário e pelo elogio! Você complementou o meu post.
Na minha opinião faz toda a diferença sim fazer o bacharelado!
sucesso para você!
Post a Comment