Eu fiquei sabendo que tem gente por aí que não usa mais o fotômetro ou simplesmente não usa e nunca usou. Tudo bem, eu sei que hoje nós temos a facilidade de ver as fotos instantaneamente, mas isso não é motivo. Primeiro porque a pequenina tela das câmeras não são confiáveis. Uma ferramenta que pode ser utilizada para ter uma idéia melhor de como está a exposição da sua foto é o levels que você pode acessar do menu da câmera. Mas mesmo assim, não tem como saber exatamente onde está o que, digo, o levels pode acusar que há muitas áreas de altas luzes na sua foto, o que em uma situação de uma foto clara, com bastante branco, está correto. Mas tomando como exemplo a foto acima, eu posso olhar no levels e ver que a exposição da minha foto está correta, mas como eu sei quantos pontos a mais de luz está o meu fundo em relação à modelo? Acredite em mim. Isso faz muita diferença.
É sabido que se eu preciso que meu fundo fique preto, tenho que colocar um papel preto e expor com 2 pontos a menos de luz. O mesmo vale para o branco. Para que o fundo fique branco chapado, preciso expor meu fundo branco com 2 pontos a mais de luz. No caso da foto acima, eu queria que a minha luz de fundo fizesse um degrade do branco ao cinza claro. Eu usei uma colméia e expus o centro do meu degrade com 1 ponto a mais de luz. Acertei a minha câmera de acordo com a exposição da modelo, que era 1/60 de velocidade e f/11 de abertura. Já o fundo estava pedindo uma exposição de f/16.
Tomando esta explicação como base, podemos transferí-la para luz e sombra. Ao montar uma iluminação precisamos do fotômetro para saber se há informação na luz e na sombra, pois sabemos que 2 pontos a mais e 2 pontos a menos de luz perde informação. Sem o fotômetro você pode ser enganado tanto pela tela da câmera quanto pelo levels. Por isso ao medir a luz é importante medir as áreas de luz e as de sombra.
No comments:
Post a Comment