Acho que no segundo website que eu fiz eu resolvi deixar bem à mostra que eu sou vegetariana. Queria investir no mundo de fotografia de culinária, mas como para mim é complicado fotografar carnes, eu coloquei as fotos que fiz para o Goa (antigo Gaia), que é um dos melhores restaurantes vegetarianos de São Paulo e juntei com alguns dizeres de Leonardo Da Vinci - que também era vegetariano - e postei. Ofereci meu trabalho para várias marcas e restaurantes vegetarianos. O mais engraçado foi que um dia me liga um potencial cliente querendo fazer um orçamento. A conversa ocorreu mais ou menos assim:
- Estúdio.
- Oi. Eu queria fazer um orçamento.
- Pois não. Pode falar.
- Eu queria 50 fotos de peças de carne variadas, mais as fotos internas do frigorífico.
- Desculpa, mas eu não entendi. Como assim?
- É. Eu tenho um frigorífico e queria fazer as fotos dos meus produtos e minhas instalações.
- Mas senhor, eu sou vegetariana.
- E?
- E vai contra os meus princípios fotografar carne. Eu sou contra a indústria da carne.
- Ah! Tá bom então. Obrigada.
Eu desliguei e fiquei pensando: o povo nem vê nada quando acessa seu site? Os dizeres de Leonardo Da Vinci sobre vegetarianismo eram bem grandes em letras garrafais no álbum de culinária. Esquisito. Mas o que eu penso também é: até onde você deve ir pela sua carreira ou por dinheiro? Veja bem. Eu estava bem no começo da minha carreira e recusei esse trabalho. Tudo bem que eu não ia conseguir fotografar um frigorífico de jeito nenhum. Não sem antes vomitar muito! rss. Mas o fato é que eu recusei fazer um orçamento. Hoje eu penso quer seria melhor fazer o orçamento, cobrar horrores e mandar a assistente! Pronto! Tudo resolvido? E os princípios onde ficam?
Agora, em época de eleição, todas as produtoras, agências, fotógrafos, marqueteiros, e tudo mais estão ouriçadíssimos querendo sua fatia do mercado da propaganda política. Claro que rola muito dinheiro nisso, mas até aonde você vai por dinheiro. Veja bem. Eleição é um período importante para todo cidadão. Você faria a propaganda de um político que você tem certeza que vai destruir com seu país? Tem gente que fala: trabalho é trabalho e pronto. Então tá. Você, como fotógrafo, vai incentivar a modelo raquítica a ficar sem comer para fazer aquele shoot?
É muito difícil traçar limites. O melhor é ficar bem consigo mesma e com a consciência tranquila. Sempre tem gente que não tem consciência nenhuma né?
2 comments:
olha Natalie
Gostei muito do seu comentario... se estende em outras areas.
Sou apenas um amante de fotos caseiras... ainda sonho com a possibilidade de fotografar algum dia com equipamento "mais Elevado e um Curso "Real" com pessoas do Ramo, para aprender e aperfeiçoar a nivel desejado tanto para quem sabe seguir carreira ou profissão.
Parabens pelo post.
Talvez Algum dia Sonho Alto..kkk
Oi Lucas! obrigada pelo seu comentário! Sonhar é sempre bom, ainda mais quando nos dá um objetivo. Fazer o sonho se tornar realidade só depende de você!
Um abraço.
Post a Comment